A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
A imagem acima sugere a insegurança de alguns profissionais na área da educação pública que ainda tem dificuldades de usar novas tecnologias como bagagem didática. Será que a tecnologia em sala de aula é mesmo esse monstro que esses profissionais enxergam? Ou é falta treinamento para o uso das mesmas?
http://youtu.be/ri__cUCVsX8
O vídeo mostra que num futuro bem próximo os recursos tecnológicos vão servir como ferramentas tanto para professores, quanto para os alunos. Não haverá substituição do profissional da educação pelas maquinas, mas sim uma complementação, uma vez que os alunos já chegam nas escolas com acesso às tecnologias desde muito cedo.
Ao ingressar-me numa faculdade de Bacharelado Interdisciplinar em Humanas e licenciar-me em pedagogia já me imagino num universo escolar como uma profissional da educação. Quando foi sugerido que criássemos um blog que falasse de tecnologia e Ciências Humanas comecei a pesquisar sobre o assunto na área da educação e descobri alguns desafios que estão sendo enfrentados por professores e alunos. Na educação pública falta capacitação dos profissionais, alguns professores que demonstram resistência ao uso de tecnologia, laboratórios de informatica inadequados, o que entra em controvérsia com os alunos que já chegam nas escolas cada vez mais cedo, com o acesso às tecnologias do mundo atual, seja em jogos, computadores, maquinas fotográficas, celulares, etc. O governo tem se esforçado para corrigir essa deficiência, porem a tecnologia avança mais rápido que as decisões do governo. Seria um desafio para nós, novos profissionais de educação, trabalhar tecnologia e educação junto com nossos alunos, para que não continuemos a formar a geração do Ctrl+c e Ctrl+v.
Os recursos tecnológicos são grandes aliados dos professores em sala de aula, porém, principalmente na rede pública, falta incentivo, instrução e material adequado para que isso se transforme em realidade.
ResponderExcluirComo se sabe muitos não tem acesso as tecnologias até mesmo professores o que causa grande grande prejuizo na aprendizagem e no aperfeiçoamento de alunos e professores. Esperamos que em breve o computador seje usado por todos principalmente nas escolas.
ExcluirInfelizmente vivemos a realidade de não ter nenhum tipo de incentivo tecnológico em nossas escolas,principalmente na rede publica.
ResponderExcluirAcho que o acesso tecnológico deveria ser introduzido nos primeiros anos de vida escolar.Com o intuito de acessibilidade de informações de forma igualitária e justa.Principalmente para os professores, para que seja possível outros métodos de trabalhar com seus alunos,com isso melhorando o rendimento escolar.
Seria bom se os profissionais da área de educação tivessem um treinamento adequado para trabalharem em sala de aula com seus alunos,com aparelhos e salas específicos,capacitação suficiente pra que os educadores sentissem segurança para ajudar os alunos a fazerem um bom uso dessa tecnologia que hoje é de suma importancia no aprendizado escolar.
ResponderExcluirÉ de suma importância que os profissionais da área de educação estejam preparados para estas novas tecnologias, uma vez que estes são os representantes da base de uma educação ainda melhor.O exemplo vem de cima!!!
ResponderExcluirMuito bom, Alessandra.
ResponderExcluirCom certeza, a formação de profissionais é um tema muito importante, que merece muito estudo e que tem grandes consequências para a educação!